sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Mogadouro - Unidade de hemodiálise inaugurada

Equipamento serve quatro concelhos e cria quinze postos de trabalho

Depois de longos meses de espera, a Unidade de Hemodiálise de Mogadouro foi finalmente inaugurada no passado dia 22, pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos. O equipamento, que permitiu a criação de 15 novos postos de trabalho na região, vai possibilitar o tratamento de cerca de 35 doentes insuficientes renais dos concelhos de Mogadouro, Vimioso, Miranda do Douro e Freixo de Espada à Cinta. É assim colocado um ponto final às viagens dos doentes para Mirandela todas as semanas, possibilitando, igualmente, “um aumento da qualidade de vida dos doentes”, como sublinhou o ministro. “Ao deslocar-me de Mirandela aqui, pude constatar o sacrifício que algumas dezenas de pessoas, que vão agora usufruir deste serviço, estavam a fazer. Uma deslocação extensa e com condições que não são as melhores para pessoas que têm alguma debilidade física. Põe-se fim a essa situação e aumenta-se a qualidade de saúde dos serviços aqui prestados”, acrescentou Teixeira dos Santos. Para Justina Martins, utente da nova unidade de saúde, o dia-a-dia agora é bem diferente. “Estou encantada, pois percorria muitos quilómetros por semana para Mirandela e agora em cinco minutos estou aqui. Chegava ao fim do dia muito cansada, mas agora chego a casa bem disposta”, salientou. Nunes Azevedo, o investidor privado responsável pela criação da unidade de hemodiálise de Mogadouro, tem já novos projectos para o Nordeste Transmontano, com o objectivo de, como sublinhou, “dar resposta às carências da região e dar qualidade ao tratamento e à vida dos doentes renais”. Assim, para além da nova unidade de Mirandela, que integrará diversos serviços, como hemodiálise, unidade de cuidados continuados, fisioterapia, sauna, banho turco, entre outros, o investidor associará à clínica um projecto turístico, com 12 habitações disponíveis, prioritariamente para alojar doentes insuficientes renais que se desloquem à região para hemodiálise. Paralelamente, e em resposta à dificuldade que os lares de 3ª idade muitas vezes apresentam no acompanhamento de doentes insuficiente renais, Nunes Azevedo revelou estar a pensar na criação de um lar específico para estes doentes, em Mirandela.

Aida Sofia Lima

Fonte: Mensageiro Notícias

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Constituída a Confraria Gastronómica das Casulas de Mogadouro

Foi constituída através de escritura a Confraria Gastronómica da Casulas de Mogadouro. As casulas não são mais que feijão cortado em pequenos pedaços e seco ao sol e que por norma que acompanha o tradicional butelo ou chouriço de ossos confeccionado na região trasmontana ou outras peças do fumeiro tradicional.

Segundo os promotores mais recente confraria gastronómica portuguesa, a ideia é promover a gastronomia regional junto dos visitantes e ao mesmo tempo alargar a oferta das cartas gastronómicas dos restaurantes da região.“Este tipo de produtos endógenos tem sido um pouco desprezado pelos agentes económicos locais, sendo por isso importante inclui-lo nos hábitos alimentes das pessoas”, disse á RBA Antero Neto, um dos confrades fundadores da nova confraria.Dada a qualidade dos produtos agrícolas existentes na região “ é importante diversificar”.De futuro a promoção da gastronomia tradicional será a principal meta desta nova confraria e confeccionar menus gastronómicos tradicionais com base em produtos de excelência oriundos de uma agricultura natural.“O butelo com casulas é um prato muito procurado em Trás o Montes, só que a iguaria nem sempre se encontra disponível talvez por não haver ainda um cultura gastronómica na região”, asseguram os confrades.Criar parceria com agentes económicos do concelho no sentido de promover os produtos junto dos potenciais comensais é outra das tónicas.

Fonte: RBA

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Gorazes 2008

Actuação das Pauliteiras de Valcerto, na Freira dos Gorazes 2008.
12-10-2008