quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Neve leva ao corte de estradas


A neve que começou a cair ao início da manhã de ontem levou ao corte de algumas estradas em Trás-os-Montes. O IP4, entre Vila real e o Alto de Espinho, e a A24, entre Vila real e Vila Pouca de Aguiar foram duas das vias encerradas cerca das 17h00.

O Itinerário Principal 4 (IP4), entre Vila Real e o Alto de Espinho, e a auto-estrada 24 (A24), entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, estavam ontem cortados ao trânsito devido à queda de neve, disse fonte da Brigada de Trânsito.
A fonte referiu que a situação nestas estradas se complicou a partir das 17h00 devido à queda de neve com bastante intensidade e à visibilidade reduzida por causa do nevoeiro.
Como estrada alternativa ao IP4 a BT aconselha a Estrada Nacional (EN) 101, por Mesão Frio até Amarante, e à A24 a EN2. A direcção de estradas referiu que um camião começou na segunda-feira à noite a espalhar sal no IP4 como medida de precaução. No Verão passado foi colocado um depósito de cerca de 50 toneladas de sal na zona de descanso de Arrabães para mais rapidamente poder ser espalhado naquela via rápida que liga os distritos do Porto, Vila Real e Bragança. A circulação na EN 103, entre Montalegre e Chaves, também se fazia com alguma dificuldade. Agentes da BT e elementos do Comando Distrital de Operações de Socorro e das Estradas de Portugal encontram-se espalhados pelas estradas do distrito para apoiar os automobilistas.

Bragança coberta por um manto de neve
A cidade de Bragança estava ontem coberta por um manto branco de neve, que surpreendeu os habitantes locais nas primeiras horas da manhã. Segundo a Lusa pôde observar localmente, nos talhados, nos automóveis e em algumas ruas já se acumulava por volta das 11h00 uma leve camada de neve. Este cenário é tradicional nos últimos dias do ano ou nos primeiros dias de Janeiro nesta região.
De acordo com informações do Centro Distrital de Operações e Socorro, a temperatura na cidade era, às 11h00, de um grau negativo. Os termómetros desceram aos seis graus negativos durante a noite. As baixas temperaturas continuam ainda longe
dos recordes históricos de doze graus registados há 60 anos na cidade, de acordo com dados oficiais.
A neve é encarada pelas populações e pelas entidades locais como um cenário ainda mais benéfico do que a chuva para a seca que está a provocar problemas nas reservas de água de Bragança.
--------------------------

Acidentes
Automobilistas retidos
Dezenas de automobilistas estavam ontem retidos em estradas do distrito de Vila Real, como o IP4 e as auto-estradas A7 e A24, que desde o final da tarde se encontravam intransitáveis devido à queda de neve. Almor Salvador, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Vila Real, esperava que a chuva substituisse a queda de neve, de forma a melhorar as condições de circulação. O responsável referiu que foram registados alguns acidentes nestas vias, mas sem consequências graves.

Visto em: O Primeiro de Janeiro

Sem comentários: